O que é NFC-e?



A NFC-e é um documento digital que comprova a compra e venda no varejo. O modelo padrão utilizado pelos varejistas é o 65, possuindo a mesma validade do documento tradicional, apesar de só existir virtualmente.

O formato da nota fiscal ao consumidor eletrônica veio se consolidar em 2013. Os contribuintes que tem um faturamento entre R$1,8 e R$3,6 milhões precisam emitir a NFC-e.

A primeira a "sair do papel" foi a NF-e. Desde a implementação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) provinda do PAC, o intuito é agilizar cada vez mais o repasse das informações discais e contábeis para a receita, com menos exposição à fraudadores e mais segurança para os consumidores.

É necessário um certificado digital com padrão ICP-Brasil para validar juridicamente o documento emitido. Depois é preciso credenciar junto da Sefaz do seu estado para poder emitir as notas.

Vantagens do documento eletrônico

O processo de escrituração passa a ser menos demorado e dispendioso com a automatização das etapas. A segurança provinda do ambiente digital de escrituração também é maior, por meio de uma permanente vigilância.

Mas a principal vantagem é a agilidade da emissão e registro para o efeito da tributação. Através de sua integração, é possível fazer emissão a partir de qualquer lugar que possua acesso ao software.

O Simples Sistemas possui suporte tanto para NF-e quanto para NFC-e.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sefaz moderniza fiscalização com implantação de laboratório forense digital

O que é Redução Z